.

Os Vidros na Construção Civil

Cristalis      segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos


 

Os Vidros na Construção Civil

O vidro é tão comum no nosso dia a dia que muitas vezes a sua presença passa até despercebida, devido à sua principal característica: a transparência.

Para a segurança dos usuários eles devem ser empregados de acordo com as determinações da norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.

Continue lendo este artigo e saiba mais!

Características e aplicações dos vidros

Os vidros laminado, temperado e aramado são vidros de segurança “cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”, define a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O vidro deve ser instalado e especificado seguindo as normas da ABNT e os parâmetros técnicos fornecidos pelos fabricantes.

A espessura do vidro

A NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações oferece metodologia de cálculo de espessura para vidro apoiado em dois, três ou quatro lados, considerando:

  • Pressão de vento (composta por velocidade do vento conforme a região do País, topografia e rugosidade do terreno, altura e formato da edificação)
  • Inclinação do vidro
  •  Quantidade de apoios
  • Tamanho da peça
  • Tipo de vidro
  •  Flecha admissível

Artigo 39 — Das práticas abusivas 

É vedada ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: VIII — Colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Solicite o seu orçamento com a gente!

Comentários


.